PROJETOS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

 

Para realizar um projeto de engenharia é necessário ter uma visão geral do seu procedimento até o conceito, realizando através do detalhamento de desenhos, cálculos, gráficos e símbolos contidos em um projeto de instalação elétrica.

 

A elaboração do projeto, definimos em 3 etapas principais:

 

  1. Avaliação das necessidades do cliente, seja ele uma empresa, indústria ou edifício residencial
  2. Estudo preliminar
  3. Projeto completo
Etapa 1 - Avaliação das necessidades

 

Nesta etapa, nossos engenheiros entrarão em contato com o cliente para definir os pontos essenciais do projeto elétrico. É nesta etapa que o cliente deve passar todas as suas necessidades, informações relacionado ao consumo e expectativas relacionado ao projeto elétrico, afim de cumprirmos com todas os requesitos dos nossos clientes.

 

Após recebermos todas as informações, nossos engenheiros realizam um levantamento de carga a ser instalada, como por exemplo: pontos de iluminação, tomadas de uso geral e de uso específico, ar-condicionado, elevadores e outros.

 

É nesse momento, que os engenheiros fazem uma visita in-loco para evidenciar todos os pontos, como pontos de iluminação, critérios para melhorar a eficiência energética, forma de alimentação e outros pontos.

 

Etapa 2 – Estudos preliminares do projeto elétrico

 

A segunda etapa realizamos um estudo preliminar ou anteprojeto, que são as elaborações das plantas iniciais do projeto. Nelas constam a localização dos pontos de consumo de energia, das lâmpadas e das tomadas. Tudo isso é idealizado de acordo com as normas técnicas brasileiras (NBRs), criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Todos os nossos projetos seguem as NBRs, no caso de instalação elétrica segue a NBR 5410.

 

 

Etapa 3 – Elaboração do projeto elétrico

 

Por fim, elaboramos o projeto completo, seja em nível básico ou executivo, os desenhos são mais detalhados e integram outros projetos da obra que estão em andamento, como, por exemplo, o hidráulico. Esse detalhamento é importante para verificar as possíveis interferências entre os projetos.

É nessa fase também que se determinam os percursos dos eletrodutos e os terminais de energia. Além disso, é fixada a localização dos quadros de distribuição de luz e de força, a divisão das cargas em circuitos terminais, as tubulações de circuitos terminais e de circuitos alimentadores e a posição das caixas de passagem dos pavimentos, medidores e outros.

Essa terceira fase, que visa ao projeto elétrico completo, é capaz de apontar os gastos de custo com materiais. E é nessa hora que se deve avaliar o fator custo-benefício que precisa garantir maior eficiência para a empresa e qualidade na instalação elétrica.

Vale ressaltar que o projeto elétrico de uma construção, normalmente, tem início após a finalização do projeto arquitetônico. A conclusão desse primeiro projeto é importante, pois é a partir dele que são apontadas as principais necessidades do cliente com relação à instalação elétrica. Isso faz com que a elaboração do projeto elétrico seja mais eficaz.

Entre em contato conosco para um orçamento!